Eu realmente lembro quando dava pra comprar um Freddo por 10 centavos. Um Twirl por uns 40 centavos. As coisas mudaram, e agora estou pagando uma fortuna pelos meus lanchinhos. Mesmo assim, existem maneiras de economizar em máquinas de venda automática se você souber o que está fazendo.
Verifique se houve falhas anteriores na dispensação
Frequentemente, as máquinas de venda automática não funcionam direito. Vai ter um pacote de salgadinho ou uma barra de chocolate encostada no vidro, tentadoramente perto de cair nas suas mãos. Especialmente em máquinas antigas, você pode dar um tapa ou sacudir - só tome cuidado porque algumas disparam um alarme.
Um método melhor pode ser avisar o responsável do local que o item não foi dispensado - desde que eles não tenham visto que não foi você quem tentou pegar o item! Ninguém vai fazer confusão por uma compra tão pequena. Existem algumas coisas para procurar nas máquinas de venda automática para saber se houve falha na dispensação:
-
Item encostado no vidro
-
Item visivelmente preso na espiral
-
Item marcado como 'esgotado' quando ainda está lá
Além disso, vale a pena verificar também se houve dispensações bem-sucedidas! Quando criança, lembro de ter ganhado vários pacotes de salgadinhos de graça só checando a parte de baixo de máquinas sem ninguém por perto. Às vezes as pessoas simplesmente esquecem, ou deixam de propósito para o próximo!
Verifique se há crédito
Quando você insere moedas em uma máquina de venda automática, ela conta o crédito com sensores para dispensar o produto certo pelo preço certo, antes de dar o troco. No entanto, algumas máquinas não dão o troco automaticamente.
Mesmo que tenham dado o troco, o cliente pode ter esquecido as moedas e ido embora. Se a máquina não der o troco, o dinheiro da transação anterior ainda é válido.
Isso é bem fácil de ver na maioria das máquinas, já que a quantidade de dinheiro disponível aparece na tela. Dê uma olhada e veja o que você consegue pegar!





