O trailer de Avatar: Fogo e Cinzas acabou de ser lançado, e pelos dois minutos que vimos, a coisa tá bem empolgante.
Pandora continua linda de morrer, mas tem uma história financeira maluca rolando nos bastidores... Avatar 3 custou 45% menos que seu antecessor, Avatar: O Caminho da Água.
POR QUE Avatar 3 está tão baratinho?
Com Avatar: O Caminho da Água tendo custado uma grana preta para produzir, com estimativas de orçamento acima de R$ 2,5 bilhões, o orçamento de R$ 1,4 bilhão de Fogo e Cinzas tem deixado a galera preocupada que o filme vai acabar sendo uma bagunça feita às pressas em comparação.
Enquanto alguns se sentem tranquilos com os dois minutos de trailer, os fãs têm razão em ficar preocupados com James Cameron fazendo economia no Avatar 3. Como diabos ele conseguiu baixar tanto o preço?!
Filmagens em massa
Um fator importante nessa economia é que Avatar 2 e Avatar 3 foram filmados de uma vez só, em parte para garantir que os atores jovens parecessem os mesmos nos dois filmes.
Isso significa que muita tecnologia, cenários, equipamentos de captura de movimento e outros aparelhos caríssimos que normalmente teriam que ser pagos duas vezes puderam ser incluídos de uma vez no custo de O Caminho da Água.
Incentivos fiscais
Filmar as sequências de Avatar na Nova Zelândia foi um grande presente para James Cameron. A Nova Zelândia oferece descontos fiscais de até 25% dos custos de produção qualificados, o que reduz bastante o gasto final.
Claro que isso também se aplicou ao Avatar 2, mas os incentivos fiscais oferecidos pela Nova Zelândia podem ter sido usados para reduzir o suposto orçamento do Avatar 3 em maior escala do que o filme anterior.
Avanços tecnológicos
Avatar: O Caminho da Água introduziu técnicas revolucionárias de filmagem nunca vistas antes. Essas técnicas já estavam totalmente desenvolvidas quando as filmagens simultâneas de Fogo e Cinzas começaram.
Isso significa que o terceiro filme se beneficiou de fluxos de trabalho aprimorados, melhor eficiência tecnológica e menos necessidade de investir nessa tecnologia, já que ela já existia. Desse ponto de vista, o orçamento absurdo de O Caminho da Água estabeleceu a base para o resto das sequências.
Experiência da equipe de produção
A equipe de produção de Avatar está melhor em fazer filmes de Avatar agora do que estava antes de fazer um único filme de Avatar. Óbvio, né? James Cameron é focado na formação de equipe e na arte, então existe a possibilidade de que sua equipe tenha encontrado maneiras de reduzir custos sem comprometer o espetáculo.
Vamos descobrir o quanto a diferença de orçamento realmente importa quando Avatar: Fogo e Cinzas chegar aos cinemas em 19 de dezembro. Vamos torcer para que os espectadores não percebam uma diferença na qualidade, ou isso seria um mau presságio para o futuro de Avatar 4 e 5.
Pelo menos você pode ganhar uma graninha assistindo Avatar 3 quando finalmente for lançado. Talvez assim você possa economizar e mostrar pro Sr. Cameron como se faz.