Royal Kingdom e Royal Match são dois jogos mobile criados pela Dream Games, ambientados no mesmo universo e estrelando o personagem principal Rei Robert e seu reino. No entanto, existem algumas diferenças importantes, então experimentei os dois para ver qual é melhor e ajudar você a decidir em qual vale a pena investir seu tempo e energia. Vou comparar tudo, desde gameplay e história até progressão e monetização, para chegar à minha conclusão.
História
Dá pra perceber que o Royal Kingdom foi lançado depois do Royal Match. Ele expande o universo do primeiro jogo de forma significativa. Claro, você não vai encontrar um nível de construção de mundo como em Elden Ring em nenhum dos dois, mas é legal ver o Rei Robert e sua turma ganhando mais profundidade.
Isso não é necessariamente uma crítica ao Royal Match, viu! Lá em 2021, no lançamento completo do jogo, ele conquistou mais sucesso do que muitos esperavam, graças em parte à sua história acessível, design de personagens carismático e mecânicas fáceis de entender. Muita gente diz que o Royal Match preparou o terreno para o sucesso do Royal Kingdom, e no quesito história, isso é certamente verdade.
Ainda assim, Royal Kingdom não se aprofunda tanto em seu lore e narrativa, e acho que se a Dream Games trabalhar em outro lançamento, o Universo Real poderia continuar crescendo cada vez mais.
Gameplay
O loop principal de gameplay é basicamente o mesmo nos dois jogos. Combine três (ou mais) peças, remova alvos com diferentes requisitos e complete os tabuleiros para progredir. Se falhar, você perde uma vida. Até os sistemas de equipe e coleção são semelhantes, permitindo que você ganhe mais recompensas trabalhando em conjunto e consiga itens extras coletando cartas.
Você ganha poções no Royal Kingdom e estrelas no Royal Match, ambos acabam servindo para a mesma coisa: decorar diferentes áreas do mapa. No Royal Match, você começa no castelo do Rei Robert, preenchendo-o e suas inúmeras salas com móveis reais e arte ornamentada. Já no Kingdom, o castelo já está construído desde o início, e você precisa gastar poções para construir todos os tipos de reinos em diferentes lugares.
Além das mecânicas de match-3, descobri que o Kingdom tem mais minigames disponíveis, incluindo PVP online para ajudar você a ganhar mais recompensas. Minha vontade de jogar esses minigames dependia muito se eu realmente gostava deles, e se você quer voltar logo para o match-3, ser arrastado para fazer outro tipo de puzzle pode ser meio chato.
O Kingdom também tem fases de 'batalha contra chefes', que introduzem mais complexidades ao jogo. Estou em dúvida sobre isso também — às vezes adoro o desafio extra, mas outras vezes estou no embalo e só quero jogar as fases normais, como o Royal Match me permite fazer!